domingo, 16 de agosto de 2015

Aécio Neves tem até terça para explicar contas de campanha

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a contar, a partir deste sábado, o prazo de 72 horas para que o senador Aécio Neves (PSDB-MG), candidato derrotado pela presidenta Dilma Rousseff nas eleições de 2010, explique possíveis irregularidades em suas contas de campanha. O TSE divulgou, na véspera, a evolução das análises do processo.

Aécio Neves sofreu uma queda brusca nas pesquisas
Aécio Neves queria ser diplomado no lugar da presidenta Dilma
Relatora do caso, a ministra Maria Thereza Moura determinou que Aécio preste esclarecimentos, até a próxima terça-feira, sobre indícios de irregularidades apontados pela área técnica do tribunal. O despacho não informa quais seriam as ilegalidades identificadas. O balanço da campanha do PSDBainda não foi julgado pelo plenário do TSE.
Manifestações
O partido presidido por Aécio Neves tem usado seu tempo disponível na TV e no rádio para fazer seu apelo à participação popular nos protestos do próximo domingo.
– Será um claro convite aos brasileiros que estão, como nós, indignados com a corrupção e com a mentira, para que participem, ressaltando sempre o protagonismo desses movimentos que as organizam (as manifestações) – afirmou Aécio, apesar de ter suas contas de campanha sob suspeita.
Publicamente, o PSDB diz ser contra o impeachment, mas a ideia, considerada golpista pelo PT e por diversos setores da esquerda, é amplamente defendida pelos movimentos que vêm organizando os últimos protestos contra a presidenta.
De acordo com o professor Adriano Pilatti, “o PSDB está surfando na ambiguidade, e não é a única força política a estar fazendo isso neste momento”.
– Independentemente dos fatos atuais ou recentes das investigações em curso, existe um dado anterior, que é a inconformidade dos tucanos, especialmente do seu candidato derrotado em 2014, com o resultado eleitoral, e a tentativa de buscar uma revanche – disse o professor.
De acordo com o cientista político, o país vive “um momento de desgaste generalizado das práticas representativas e da institucionalidade partidária”. Neste sentido, a convocação unilateral de manifestações anti-PT por parte exclusiva do maior partido de oposição no Brasil poderia ser contraproducente, daí que o PSDB estaria tentando “pegar carona”, nas palavras de Pilatti, “em um movimento que catalisa insatisfações, muitas delas legítimas, mas que é impulsionado por organizações francamente conservadoras, se não reacionárias”.
Aeroporto suspeito
Segundo o jornalista Altamiro Borges, em seu blog, a “Justiça’ nativa vai confirmando a piada que circula na internet: basta se filiar ao PSDB para você não ser investigado, julgado, condenado e, muito menos, preso. Na semana passada, numa decisão absurda, o Ministério Público de Minas Gerais simplesmente pediu o arquivamento das investigações sobre o aeroporto na cidade mineira de Cláudio, que foi construído com recursos públicos pelo então governador Aécio Neves (PSDB-MG) dentro da fazenda do seu tio-avô, Múcio Tolentino”.

Os quatro promotores do caso consideraram que “não houve indícios de irregularidades na construção e no uso do aeroporto”, segundo informou o diário conservador paulistano Folha de S. Paulo, em nota de rodapé.
Da redação com, Correio do Brasil