quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Câmara de Panorama realiza 17ª sessão de 2015


17ª SESSÃO ORDINÁRIA REALIZADA DIA 13 DE OUTUBRO DE 2.015.

PRESENÇA DOS VEREADORES: ABEL DE OLIVEIRA (PRESIDENTE), ALEX JÚNIOR MONTANHA, ANDRÉ FERREIRA DA SILVA, JOÃO ANTONIO DA SILVA NETO, LINCOLN FERNANDO BOCCHI, LUCIANA FERREIRA DE SOUZA, SEBASTIÃO PAES FRANCO, SLEIMAN EL AISSAMI E SORAYA APARECIDA FONSATI MÁZZARO.

PROJETOS APRESENTADOS NA SESSÃO DE HOJE

PROJETO DE LEI Nº. 031/2015 DE 30/09/2015.
Estima a Receita e fixa a Despesa do Município de Panorama para o exercício de 2.016. (O PROJETO FICOU PARA ESTUDO DAS COMISSÕES)

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº. 06/15 DE 13/10/2015. ( DE AUTORIA DO VEREADOR ANDRÉ FERREIRA DA SILVA)
Dispõe sobre a concessão de DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO, ao jovem ANDERSON MUNIS DOS SANTOS, e dá outras providências. (O PROJETO FOI APROVADO POR UNANIMIDADE DOS VEREADORES)

VEREADORA LUCIANA FERREIRA DE SOUZA
INDICAÇÃO: no sentido de realizar reparos na Rua Manoel Fernandes da Cunha, no trecho compreendido entre a Rua Quintino Maudonnet e a Rua Júlio Barata.
Esse trecho encontra-se com vários locais danificados, o que vem atrapalhando a passagem de veículos pelo local.

INDICAÇÃO: no sentido de determinar ao setor competente, que forneça aos servidores municipais que trabalham na rua, expostos ao sol, protetor solar fator 30 e camisas de manga longa, para evitar o câncer de pele.

INDICAÇÃO: no sentido de instalar ventiladores no salão do Procap. Esse pedido se justifica, devido às altas temperaturas em nosso município.

INDICAÇÃO: no sentido de tomar providências urgentes quanto ao acesso à entrada e saída do Cemitério Municipal. 

VEREADOR LINCOLN FERNANDO BOCCHI
INDICAÇÃO: no sentido de incluir no calendário de feriados municipais o “Dia da Consciência Negra e da Difusão da Religiosidade”, a ser comemorado no dia 20 de novembro de cada ano. Esta data foi estabelecida pela Lei Federal nº. 12.519, de 10 de novembro de 2011.
Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1.695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte pela cultura, religião e pela liberdade do seu povo.
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e religião do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país.
O Brasil foi o último país a abolir formalmente o trabalho escravo e concentra hoje a segunda maior população negra do mundo, atrás apenas da Nigéria, e essa realidade exige de toda a sociedade brasileira uma reflexão sobre a condição da população negra, e é um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.

INDICAÇÃO: no sentido de instalar bebedouro de água gelada, para os pacientes dos ESFs que ainda não contam com essa benfeitoria.
Tal pedido se justifica, pois vários pacientes estão reclamando a falta deste equipamento de primeira necessidade, tendo em vista que o calor é muito intenso em nosso município. 

VEREADOR SEBASTIÃO PAES FRANCO
INDICAÇÃO VERBAL: no sentido de entrar em contato com a Elektro, para que a mesma providencie reparos na Iluminação Pública das Avenidas Milton de Noronha Gustavo, Prestes Maia, Domingos Chiararia e em vários outros pontos que se encontram escuros em nosso município, haja vista que os munícipes tem cobrado, pois contribuem pagando a taxa de iluminação pública mensalmente e tem direito de receber um serviço de boa qualidade. 

VEREADOR SLEIMAN EL AISSAMI
INDICAÇÃO VERBAL: no sentido de instalar vários ventiladores no salão de festas do Balneário Municipal, haja vista que o mesmo vem sendo alugado para realizações de eventos, mas o calor é intenso e essa é umas das reivindicações dos usuários quando desejam utilizar o local.   

VEREADOR ALEX JÚNIOR MONTANHA
INDICAÇÃO VERBAL: no sentido de realizar estudo junto ao Setor de Engenharia, visando a construção de uma rotatória no cruzamento da Rua Manoel Fernandes da Cunha com a Avenida Pege Raposo Lopes.
Esse local conta com tráfego intenso, devido à concentração de indústrias e residências nas proximidades e ainda pelo fato de contar com a Escola Estadual Dom Lúcio Antunes. Essas vias são utilizadas tanto pelos veículos como pelos alunos que estudam na referida escola, que correm diariamente risco de serem atropeladas, devido os motoristas trafegarem em alta velocidade pela falta dessa benfeitoria.  
INDICO AINDA, que seja solicitada à Elektro a retirada de um poste de iluminação pública instalado no local, que vem impedindo a construção da referida rotatória.  
VEREADOR JOÃO ANTONIO DA SILVA NETO
REQUERIMENTO: no sentido de enviar a este Legislativo, relação constando todos os Cargos em Comissão, com suas devidas referências, e se estiver ocupado informar o nome do funcionário ocupante de cada cargo.