sábado, 23 de abril de 2016

Conferência Internacional no TCE discutirá sistemas anticorrupção

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), em parceria com o Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas (IBCJ), promoverá nesta segunda-feira (25/4), às 15h00, a Conferência Internacional ‘Sistemas Nacionais e Supranacionais Anticorrupção’. Os painéis, que debaterão temas relevantes acerca do combate à corrupção, terão tradução simultânea e são destinados a agentes públicos e políticos, estudantes, professores universitários e demais cidadãos interessados no tema, que poderão realizar as inscrições pelo link http://www.tce.sp.gov.br/epcp.

Dentre os palestrantes estará o Diretor da Escola Superior de Estudos Jurídicos da Universidade de Bolonha, o Professor Luca Mezzetti, que acompanhou as ações da Operação Mãos Limpas e Combate à Corrupção na Itália durante a Década de 1990 e, que na oportunidade, traçará um paralelo entre a operação italiana e a Operação ‘Lava Jato’ no Brasil.
Complementarão o conjunto de palestrantes convidados para o evento, o Professor da Universidade de Bolonha, Giovanni Luchetti; o Professor Associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Marcelo Figueiredo e a Professora de Direito Constitucional da Universidade de São Paulo (USP), Monica Herman Caggian.
Mãos limpasA Operação Mãos Limpas ou ‘Mani Pulite’ foi uma investigação judicial de grande envergadura na Itália, que visava esclarecer casos de corrupção durante a década de 1990 e que acabou por revelar um esquema de cobrança de propinas que culminou com a prisão de aproximadamente 3.000 (três mil) envolvidos e a investigação de cerca de 500 (quinhentos) parlamentares, empresários e ainda 6 (seis) primeiros ministros. A Operação levou ao fim da chamada Primeira República Italiana e ao desaparecimento de muitos partidos políticos.