sexta-feira, 8 de abril de 2016

Deputado Bragato participa de assembleia da Amnap em Osvaldo Cruz


Coordenador estadual da Defesa Civil, coronel PM José Roberto de
Oliveira, ministrou palestra “Todos contra o Aedes aegypti

O deputado Mauro Bragato, participou hoje, 8, na Câmara de Osvaldo Cruz, da assembleia da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (Amnap), que tratou do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e o zika vírus.

O secretário da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado de São Paulo, coronel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira,  ministrou a palestra “Todos Unidos contra a Dengue”.

Ele apresentou o programa de mobilização contra o mosquito no estado, reiterou o alerta para as graves consequências que o Aedes acarreta  e reforçou aos agentes municipais a necessidade de manterem os mutirões de limpeza para eliminar criadouros do mosquito.
Segundo o coordenador, 12 Secretarias estaduais estão envolvidas no processo de combate ao Aedes. Apontou que o estado de São Paulo possui mais de 16 milhões de imóveis a serem visitados, enquanto  mais de 80% dos foco estão nas residências.“Por isso deve haver a participação da comunidade”, reforçou.
Oliveira explicou que o  programa de combate ao Aedes no Estado é desenvolvido em três eixos: mobilização e combate ao mosquito, atendimento na área da saúde, tecnologia, educação e pesquisas.

O secretário também abordou os riscos do vírus transmitido pelo Aedes em relação à microcefalia e síndrome Gullian Barré e anunciou a partir de junho, o plano conjunto com os municípios no combate ao Aedes, com ações preventivas antes da chegada do período de chuvas no final do ano.

Deputado Bragato, em pronunciamento na Amnap
Bragato que é coordenador da Frente Parlamentar da Defesa Civil, na Assembleia Legislativa, ressaltou a importância do trabalho da Defesa Civil Estadual na prevenção contra a dengue e alertou que a forma como a mobilidade das pessoas  no mundo  hoje é cada vez mais dinâmica, torna mais suscetível a transmissão de doenças como as transmitidas pelo Aedes e agora, o vírus da gripe H1N1.
“Há exemplos de famílias inteiras contaminadas com a dengue e o foco do mosquito estava no quintal”, acrescentou.

Presentes na assembleia da Amnap
A assembleia presidida por Samir Pernomian, teve as presenças dos prefeitos de Osvaldo Cruz, Edmar Mazucato, de Inúbia Paulista, Claudionir Ghelfi, de Rinópolis, Valentim Trevisan, de Tupã, Manoel Gaspar, de Sagres, Brandio Pereira Filho, o vice-prefeito de Osvaldo Cruz, Luiz Gumieiro, o presidente da Câmara, Adilson Ballardini, comandantes da Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, o representante do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Edson Hideo dos Santos, vereadores, secretários e agentes de saúde dos municípios.
O texto é de Gilmar Pinato.