quinta-feira, 7 de abril de 2016

Programa Nascentes atinge marca de um milhão de mudas plantadas

Presença de cobertura vegetal em bacias hidrográficas traz a regularização dos rios; objetivo é restaurar 20 mil hectares de matas ciliares

Programa Nascentes alcançou a marca de um milhão de mudas plantadas
A presença de cobertura vegetal em bacias hidrográficas traz a regularização dos rios e a melhora na qualidade da água. Desta preocupação surgiu o Programa Nascentes, desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, que tem por objetivo restaurar 20 mil hectares de matas ciliares.
E esta semana foi alcançada a marca de um milhão de mudas plantadas e a área em processo de restauração já soma mais de 630 hectares.
"Nosso primeiro milhão de mudas reflete o esforço não apenas do Sistema Ambiental Paulista, mas de todo o estado, e nos inspira a seguir em frente, rumo a números tão superlativos quanto o Programa Nascentes", disse a coordenadora do projeto, Caroline Jorge Santos.
Coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o principal foco do Nascentes é reunir e otimizar a interação entre empresas, restauradores e proprietários. O programa oferece, além de uma série de ferramentas para restauração, um cenário que apresenta diversas vantagens.

As empresas encontram facilidades para cumprir seus TCRAs, os restauradores têm a oportunidade de concretizarem e divulgarem seus projetos e os proprietários, ao se inscreverem no CAR, podem demonstrar o interesse em ter suas áreas recuperadas por terceiros, integrando assim um Banco de Áreas disponíveis para restauração.

"O Nascentes é uma prioridade dentro da pasta. Ficamos contentes com o número  atingido e estamos trabalhando para atingir nossas metas. Todo hectare restaurado é um ganho e cada muda plantada é um investimento num futuro mais sustentavél", destacou a secretária do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias.


Mais informações podem ser encontradas no site da Secretaria do Meio Ambiente.


Da redação com governo de São Paulo