Batizado de Hariolus, que significa cartomante em latim, o jogo é
adivinhatório; ferramenta ficará disponível para download gratuito na internet
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Um grupo de quatro alunas do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual (Etec)
Trajano Camargo, de Limeira, criou um jogo de computador para auxiliar
estudantes de Ensinos Médio e Superior no aprendizado da disciplina.
Batizado de Hariolus,
que significa cartomante em latim, o jogo é adivinhatório, e o jogador escolhe
um número para que o sistema “adivinhe” qual foi a opção escolhida.
Clara Mascarin, Emilly
Zeuri, Laura Carmona Ferreira e Mayara Bizan desenvolveram o programa durante
um projeto realizado em parceria com a Faculdade de Tecnologia da Universidade
Estadual de Campinas (FT-Unicamp) para estimular meninas e jovens a fazer Ciências
Exatas, Engenharia e Computação.
De acordo com os
autores, após o deferimento do registro no INPI, o jogo ficará disponível para
download gratuito na internet como uma ferramenta de software livre na área
educacional.
"Além
da adivinhação, o jogo desvenda o mistério por trás da ‘mágica’. São
apresentadas telas de apoio que mostram ao jogador os fundamentos dos
algoritmos e como foram feitos os cálculos que levaram até o número que ele
escolheu", explica Clara.
O trabalho chamou a
atenção da Agência Inova Unicamp, que solicitou o registro do programa de
computador ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). "O
projeto tem uma proposta bem interessante e conta com um grande potencial
educativo", afirma o assessor de Propriedade Intelectual da Inova Unicamp,
Ciro de la Cerda.