quinta-feira, 7 de abril de 2016

CCJ aprova projeto de Aécio que proíbe doações eleitorais por comissionados e terceirizados




Data: 06 de abril de 2016
Duração: 1\'41"
Formato: MP3 - clique aqui para acessar o áudio

REPÓRTER:
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado aprovou, nesta quarta-feira, substitutivo ao Projeto de Lei de autoria do senador Aécio Neves, que proíbe, nos seis meses anteriores às eleições, doações a candidatos e partidos políticos por ocupantes de cargos comissionados ou função de confiança. A proposta foi aprovada por 16 votos contra 3 e altera pontos da Lei de Partidos Políticos e da Lei das Eleições. Segundo o senador, a medida pretende inibir a frequente indicação de cargos para abastecer o caixa de campanhas eleitorais. 

SONORA SENADOR AÉCIO NEVES 
"Impedir que, às vésperas de eleição, esses cargos sejam ocupados com objetivo que extrapole a prestação de serviços de qualidade para a população do município, do Estado ou da nação, e passe a ser mais um instrumento de financiamento indireto de campanhas eleitorais." 

REPÓRTER:
O relator do projeto, senador Ricardo Ferraço, do PSDB do Espírito Santo, acatou emendas que estendem a proibição a proprietários, empregados ou diretores de empresas prestadoras de serviços terceirizados à administração pública. Essas doações, segundo Aécio Neves, causam um desequilíbrio nas campanhas e favorecem aos partidos que estão no poder. 

SONORA SENADOR AÉCIO NEVES
"É uma forma de inibir uma forma indireta de utilização de dinheiro público para o financiamento público de campanhas, o que cria um desequilíbrio entre aqueles que detém esses cargos, que eventualmente estão no governo, contra aqueles que eventualmente estão na oposição."

REPÓRTER:
Aprovado em caráter terminativo, o projeto segue para votação na Câmara dos Deputados. Caso haja apresentação de novas emendas, permanecerá na Comissão para ser votado novamente. De Brasília, Jéssica Vasconcelos.

A informação é do PSDB – Comissão Nacional

PSDB - Comissão Nacional - Avenida L2 Sul, quadra 607,
Edifício Metrópolis, cobertura 2 - CEP 70200-670 - Brasília-DF
Fone: (0xx61) 3424-0500 - Fax: (0xx61) 3424-0515 - tucano@psdb.org.br
© Copyright 2012 - PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira. Todos os direitos reservados.