domingo, 13 de setembro de 2015

Governador anuncia 'apoio' a Panorama para reconstrução

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou, durante uma visita a Presidente Prudente na manhã deste sábado (12), que a cidade de Panorama receberá apoio do Estado para que seja feita a reconstrução do município, após ter locais destruídos por uma tempestade na última quinta-feira (10).

“Estamos acompanhando a situação dos municípios do Oeste Paulista que foram afetados pela chuva, como em Panorama. O chefe da Casa Militar [coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira] está a caminho da cidade para levantar os estragos. Representantes da Defesa Civil já foram encaminhados à cidade para prestar serviços aos moradores, nos quesitos de alimentação, remédios, roupas e água”, informou.

Na manhã do sábado (12), moradores continuaram a fazer a limpeza de ruas e casas, além de derrubar os imóveis que tiveram as estruturas comprometidas. Cerca de 200 desalojados foram contabilizados pela Prefeitura. A maioria deles foi para casas de parentes, já que aqueles que não tinham para onde ir devem ser levados para residências alugadas pelo poder público, conforme o prefeito Luís Carlos Henrique Cunha (PPS).

A escola municipal que abrigava os moradores desalojados teve parte dos telhados danificada, mas reparos já estão sendo feitos. “Já iniciamos os trabalhos na instituição. Com isso, os alunos não terão os dias letivos cancelados”, pontuou o prefeito.
 
A tempestade
A chuva, que teve início às 17h da última quinta-feira (10), causou estragos em Panorama. Os principais bairros atingidos foram o Marrecas, o Nosso Teto e o Centro.
A força do vento conseguiu virar um caminhão, que tombou sobre a avenida, de acordo com a corporação. Várias casas foram destelhadas, árvores caíram e postes também foram danificados, o que prejudicou o fornecimento de energia e a conexão de internet.
A velocidade dos ventos durante a tempestade, segundo o climatologista Vagner Camarini, chegou a 120 km/h
Devido aos prejuízos, voluntários se mobilizaram para a limpeza e o auxílio na alimentação dos desabrigados.

Prejuízos
A Prefeitura de Panorama decretou situação de emergência durante a tarde desta sexta-feira (11) e já acionou a Defesa Civil para contabilizar os estragos causados pelo temporal. As famílias que ficaram desabrigadas foram encaminhadas para uma escola municipal e seis pessoas tiveram ferimentos devido aos desabamentos.

Serviços de eletricidade
Para normalizar os serviços, equipes da empresa de eletricidade que atende o município trabalharam durante toda a madrugada da sexta-feira (11) para restabelecer o fornecimento de energia à população.
A previsão é que até a próxima segunda-feira (14) os atendimentos em prédios públicos serão restabelecidos.


Da redação, com G1 – Foto ilustrativa de Fotografa Cida Martins no Facebook