sábado, 16 de abril de 2016

Discurso Histórico de José Eduardo Cardozo na Câmara dos Deputados • 15/04/2016 • Íntegra


A Sustentação oral de Eduardo Cardozo ficará para a história

Em uma sustentação oral exemplar, equilibrada tanto no aspecto jurídico quanto no político, O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), José Eduardo Cardozo, iniciou a defesa da presidente Dilma Rousseff hoje (15), na Câmara dos Deputados, lembrando que os tempos são outros, mas a Constituição é a mesma. Ele considerou que o processo é nulo (por ter sido iniciado num ato viciado) e, se aprovado, o impeachment será uma ruptura constitucional. Cardozo também voltou a desqualificar o relatório do deputado Jovair Arantes (PTB-GO) que, para ele, “não sobrevive a uma simples análise, a uma simples leitura.”
“Não existe fato contra a presidente capaz de derrubar os 54 milhões de votos que a elegeram. Quando se suprime o voto, se perde a liberdade. A História não perdoará aqueles que romperem com a democracia. Qualquer governo que venha a nascer de uma ruptura institucional, não terá legitimidade para governar. Cedo ou tarde isso será cobrado”, afirmou Cardozo.
“Não há ilícito, não há dolo [intenção]. E, se esta Casa [a Câmara] vier a seguir outro caminho, estará revelando descompromisso profundo com aquilo que outrora se festejou quando se derrotou a ditadura no Brasil”, disse.
A defesa de Cardozo levantou um coro de deputados com a palavra de ordem “Não vai ter golpe”.

Fonte Pragmatismo Político